Literatura de cordel
AUTORA
Professora Patrícia Cristina Rodrigues Costa, quarto ano A
A atividade realizada em 10 de abril, foi enriquecedora e teve o objetivo de apresentar e valorizar a literatura de cordel, um dos gêneros mais representativos da cultura popular nordestina. A proposta teve como foco despertar o interesse das crianças pela oralidade, rima, criatividade e identidade cultural. Essa atividade foi realizada pelos alunos do 4 ano A da professora regente Patrícia, e teve como tema literatura de cordel.
A aula começou com uma breve explicação sobre a origem do cordel, suas características e importância para a preservação da cultura popular brasileira. Em seguida, realizaram atividades de escrita e interpretação na disciplina de Língua Portuguesa, e também análises orais de músicas de Luiz Gonzaga.
Leram em grupo alguns folhetos de cordel selecionados, com temáticas lúdicas e adaptadas à faixa etária dos alunos. As crianças demonstraram grande entusiasmo, especialmente com a sonoridade das rimas e o humor das histórias.
Após a leitura, foi feita uma roda de conversa para que os alunos pudessem compartilhar o que entenderam e o que mais gostaram nos textos e na música.
Na parte prática, foi proposto que, os alunos criassem pequenos cordéis, usando temas livres ou sugeridos. Foi um momento de muita interação, risadas e criatividade. Algumas crianças ilustraram seus cordéis, como é tradicional nesse tipo de literatura, e expusemos os trabalhos em sala de aula
A atividade proporcionou um contato lúdico e educativo com a cultura nordestina, estimulando habilidades linguísticas, criativas e sociais. Pretendemos repetir a experiência em outras oportunidades, aprofundando ainda mais o trabalho com a literatura de cordel.
Professora Patrícia Cristina Rodrigues Costa, quarto ano A
A atividade realizada em 10 de abril, foi enriquecedora e teve o objetivo de apresentar e valorizar a literatura de cordel, um dos gêneros mais representativos da cultura popular nordestina. A proposta teve como foco despertar o interesse das crianças pela oralidade, rima, criatividade e identidade cultural. Essa atividade foi realizada pelos alunos do 4 ano A da professora regente Patrícia, e teve como tema literatura de cordel.
A aula começou com uma breve explicação sobre a origem do cordel, suas características e importância para a preservação da cultura popular brasileira. Em seguida, realizaram atividades de escrita e interpretação na disciplina de Língua Portuguesa, e também análises orais de músicas de Luiz Gonzaga.
Leram em grupo alguns folhetos de cordel selecionados, com temáticas lúdicas e adaptadas à faixa etária dos alunos. As crianças demonstraram grande entusiasmo, especialmente com a sonoridade das rimas e o humor das histórias.
Após a leitura, foi feita uma roda de conversa para que os alunos pudessem compartilhar o que entenderam e o que mais gostaram nos textos e na música.
Na parte prática, foi proposto que, os alunos criassem pequenos cordéis, usando temas livres ou sugeridos. Foi um momento de muita interação, risadas e criatividade. Algumas crianças ilustraram seus cordéis, como é tradicional nesse tipo de literatura, e expusemos os trabalhos em sala de aula
A atividade proporcionou um contato lúdico e educativo com a cultura nordestina, estimulando habilidades linguísticas, criativas e sociais. Pretendemos repetir a experiência em outras oportunidades, aprofundando ainda mais o trabalho com a literatura de cordel.
Comentários
Postar um comentário