A arte de ler e produzir (atividade de produção de texto)
AUTORA
Professora Silmara Machado, 4º ano B
Durante a realização do trabalho de produção de texto, assim como em outras semanas, nesta oportunidade tivemos a opção de utilizar um cartaz com ferramentas de apoio, o qual foi essencial para organizar e otimizar o processo de escrita. O cartaz, que continha diversas sugestões e ideias, funcionou como um guia valioso em cada fase da produção.
No início do processo, o cartaz sugeria elementos fundamentais para a criação da história, como ideias para o personagem principal, outros personagens, um objeto mágico, o problema ou objetivo central da trama, e o lugar onde a história se passaria. Essas orientações foram essenciais para enriquecer o conteúdo dos textos, proporcionando uma base sólida para a construção da narrativa.
Uma das etapas mais importantes foi a organização das ideias contidas nas fichas. Seguindo as orientações do cartaz, os alunos conseguiram conectar suas ideias de forma lógica e fluida, garantindo uma sequência coerente na narrativa. Essa organização prévia possibilitou a criação de histórias mais coesas e bem estruturadas.
Após a conclusão da produção do texto e da correção individual, cada aluno fez a leitura da sua história para a turma. Esse momento de leitura foi fundamental para compartilhar e refletir sobre os processos de escrita, além de incentivar o aprimoramento das produções de todos os participantes.
O cartaz de ferramentas de apoio permitiu um trabalho dinâmico e prazeroso, aguçando a curiosidade dos alunos e possibilitando que eles adaptassem suas ideias às sugestões oferecidas. Dessa forma, o cartaz se tornou uma ferramenta indispensável para o sucesso do trabalho de produção de texto, orientando e facilitando cada etapa da atividade.
Em resumo, o cartaz foi uma verdadeira orientação durante todo o processo, destacando a importância da escrita estruturada e da utilização de ferramentas criativas para aprimorar o desenvolvimento textual.
Professora Silmara Machado, 4º ano B
Durante a realização do trabalho de produção de texto, assim como em outras semanas, nesta oportunidade tivemos a opção de utilizar um cartaz com ferramentas de apoio, o qual foi essencial para organizar e otimizar o processo de escrita. O cartaz, que continha diversas sugestões e ideias, funcionou como um guia valioso em cada fase da produção.
No início do processo, o cartaz sugeria elementos fundamentais para a criação da história, como ideias para o personagem principal, outros personagens, um objeto mágico, o problema ou objetivo central da trama, e o lugar onde a história se passaria. Essas orientações foram essenciais para enriquecer o conteúdo dos textos, proporcionando uma base sólida para a construção da narrativa.
Uma das etapas mais importantes foi a organização das ideias contidas nas fichas. Seguindo as orientações do cartaz, os alunos conseguiram conectar suas ideias de forma lógica e fluida, garantindo uma sequência coerente na narrativa. Essa organização prévia possibilitou a criação de histórias mais coesas e bem estruturadas.
Após a conclusão da produção do texto e da correção individual, cada aluno fez a leitura da sua história para a turma. Esse momento de leitura foi fundamental para compartilhar e refletir sobre os processos de escrita, além de incentivar o aprimoramento das produções de todos os participantes.
O cartaz de ferramentas de apoio permitiu um trabalho dinâmico e prazeroso, aguçando a curiosidade dos alunos e possibilitando que eles adaptassem suas ideias às sugestões oferecidas. Dessa forma, o cartaz se tornou uma ferramenta indispensável para o sucesso do trabalho de produção de texto, orientando e facilitando cada etapa da atividade.
Em resumo, o cartaz foi uma verdadeira orientação durante todo o processo, destacando a importância da escrita estruturada e da utilização de ferramentas criativas para aprimorar o desenvolvimento textual.
Comentários
Postar um comentário